top of page
Componentes NR12 WEG
Adequação NR12

NR12 High Power

Cliclo de Adequação

Nossa equipe técnica, tendo acompanhado o desenvolvimento da norma NR12 desde as primeiras orientações de segurança pautadas na PPRPS (Prensas e Similares), desenvolveu, ao longo dos anos, Know-How e expertise em projeto e implementação de Adequação NR12 nas indústrias. Nosso corpo técnico está habilitado e credenciado para a execução do ciclo de Adequação desde a Apreciação de Riscos até a etapa final com o respectivo Laudo de Validação e sua ART. Desde máquinas e equipamentos individuais até linhas de produção específica e plantas integradas de processo, a High Power atua com a solução completa de Adequação NR12, incluindo o fornecimeto de materiais e a confecção de elementos mecânicos de Segurança (guarda-corpos, pontes, grades, etc...).

Ciclo NR12 High Power
NR12 govbr

ADEQUAÇÃO À NORMA NR12

clique e confira

Laudo de Apreciação de Risco

Laudo de Apreciação de Risco

A análise e apreciação de riscos está prevista na NR-12 e também na norma técnica NBR ISO 12100:2013, que trata da apreciação de riscos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta norma foi elaborada para auxiliar projetistas, fabricantes e usuários a interpretarem as exigências essenciais de segurança de máquinas. Estes princípios são baseados no conhecimento e experiência de projetos, uso, incidentes, acidentes e riscos associados a máquinas.

Análise de risco: é a especificação dos limites da máquina, identificação de perigos existentes e a estimativa dos riscos associados. O relatório pode indicar que a máquina representa um risco desprezível, baixo, alto, muito alto ou inaceitável.

Avaliação do risco: Quando falamos de NR12 a categorização qualifica o perigo no equipamento como um todo, é através dessa ferramenta que vamos estabelecer as diretrizes do nível de adequação de segurança necessário aos dispositivos de segurança (sensores, atuadores, controladores). A categoria de risco de uma máquina é estabelecida de acordo com a NBR 14153, que avalia os sistemas de segurança dos equipamentos. Assim, o desempenho, com relação à ocorrência de defeitos de uma parte de um sistema de comando, é dividido em cinco categorias (B, 1, 2, 3 e 4).

Apreciação de Risco: A Apreciação de Riscos está prevista na NR12 como forma de diagnosticar os riscos que podem afetar a segurança dos profissionais que atuam com máquinas e equipamentos. Ela está prevista na norma regulamentadora, podendo ser diagnosticada através da norma técnica ABNT NBR ISO 12100:2013, que trata da apreciação de riscos.

Perigos Mecânicos

Tabela de Perigos Mecânicos

Perigos Associados ao Ambiente

Perigos Elétricos

Tabela de Perigos Elétricos

Combinação dePerigos

Perigos Térmicos

Tabela de Perigos Térmicos

Perigos Ligados a Vibração

Tabela de Perigos ligados à Vibração

Matriz Categorias de Risco

Tabela de Perigos Ambientais
Categoria de Risco
Tabela de Combinação de Perigos

Fluxograma de Avaliação de Riscos

Exemplo de Laudo de  Validação

Fluxograma de Avaliação de Riscos

PROJETO DE ADEQUAÇÃO

Projeto de Adequação

O projeto de segurança tem como objetivo a redução dos riscos, ou eliminação dos pontos de perigo identificados na etapa de apreciação de risco, através da elaboração detalhada das medidas de controle necessárias. Esta etapa é importante e necessária antes da integração dos sistemas, podendo evitar custos posteriores, reduzir falhas e diminuir os tempos com a parada da máquina para a adequação.

Portanto, se a redução de risco depende inteiramente do funcionamento do sistema de segurança, é importante que este realmente seja resistente a qualquer tipo de defeito. Os parâmetros dos sistemas de segurança são:

  • Confiabilidade com relação ao desempenho das funções de segurança;

  • Estrutura do sistema de comando;

  • Qualidade da documentação relacionada à segurança;

  • Qualidade da especificação;

  • Projeto, construção e manutenção;

  • Qualidade e exatidão do software;

  • Amplitude dos ensaios funcionais;

  • Características de operação das máquinas ou parte das máquinas sob comando.

Fases de um Projeto de Segurança

O projeto de segurança é composto pelas seguintes fases:

  • Especificação das exigências de segurança;

  • Classificação das exigências de segurança;

  • Definição dos níveis de integridade de segurança e níveis de performance;

  • Especificação dos equipamentos de segurança mais apropriados;

  • Elaboração de projeto mecânico detalhado para construção das proteções;

  • Elaboração dos diagramas elétricos, pneumáticos e hidráulicos de instalação

Projeto de Adequação NR12
Parte de Projeto Elétrico

Lista de Materiais - Bill of Materials

Projeto Mecânico

Etapas de um projeto de Segurança de Máquinas.

Primeiramente, a fim de realizar o projeto de segurança de máquinas, deve-se realizar a análise do perigo e apreciação de riscos. Inicialmente, é preciso identificar os riscos em todas as formas de operação da máquina e estágios da sua vida. Em seguida, deve-se avaliar, a fim de decidir quais as melhores alternativas de modo a reduzir esse risco. Após isso, é necessário realizar a decisão das medidas para a redução de risco. Portanto, as medidas de projeto ou a aplicação de proteções para redução do risco deverão ser definidas. Após realizar esse procedimento, é preciso realizar a especificação dos requisitos de proteção.

Portanto, neste passo, deverá fazer as especificações das funções de segurança do sistema de comando. Cada parte deve ter sua categoria e é preciso identificar também como a segurança deve ser atingida. Após isso, as partes do sistema de comando devem ser projetadas de acordo com as especificações mencionadas anteriormente. Sendo assim, os aspectos nos quais serviram de base lógica do projeto serão listados de acordo com suas respectivas categorias. Todas as funções e categorias de segurança que foram alcançadas no projeto, após a especificação, serão validadas e reprojetadas, caso necessária.

O projeto de segurança de máquinas tem um grau de importância elevadíssimo a fim de garantir a integridade física. Principalmente, quando se diz a respeito da operação de máquinas, na qual é muito perigosa. Sendo assim, sempre verifique novas normas determinadas pelo Ministério do Trabalho, assim poderá garantir a integridade de todos. Portanto, deverá fazer com atenção e seguindo todos os parâmetros exigidos por sua norma reguladora específica. Dessa forma também, com outras normas onde complementam algumas etapas. Sendo assim, agora você já sabe realizar um projeto de segurança de máquinas, então faça agora mesmo!

Lista de Materiais - Bill of Materials.

Item importantíssimo na elaboração de um projeto executivo de adequação NR12, a lista de materiais deve conter detalhadamente todos os materiais a serem utilizados na adequação de cada máquina individualmente. Esses itens devem estar descritos com todas as especificações técnicas pertinentes, part numbers, fabricantes, preço estimado, garantias, tempo de produção/entrega, etc...  O controle financeiro do projeto reportado através dos custos de materiais e serviços é decisivo no sucesso ou fracasso da implantação, uma vez que tais recursos devem ser apurados na execução do projeto com a definição das listas de materiais e serviços.

Lista de Materiais
Implementação

IMPLEMENTAÇÃO

Chegamos na fase de execução das adequações. Todas as informações obtidas através da Análise de Riscos, da Avaliação dos Riscos e da Apreciação dos Riscos resultaram na elaboração dos projetos de adequações (Mecânica, Elétrica, Hidráulica e Pneumática). Dos projetos resultantes das análises serão obtidas as Listas de Materiais e os Memoriais Descritivos de procedimentos de adequação de cada máquina. Lembrando apenas que a desmontagem/montagem, remoção e transporte são atividades pertinentes e obrigatoriamente observadas e consideradas na Análise de Riscos. Cabe ainda salientar a importância do cumprimento fiel de todas as diretrizes dos Projetos, uma vez que após a execução da Implementação a etapa seguinte é a de Validação das Adequações para a confecção do Laudo de Validação.
 

Componentes NR12 WEG

LAUDO DE VALIDAÇÃO

Laudo de Validação

O Laudo de Validação ou Laudo de Conformidade, é o documento produzido após as etapas de Apreciação de Riscos, Projeto e Implementação. Os perigos e riscos encontrados na etapa de apreciação servirão de parâmetros para a elaboração dos projetos Mecânicos e Elétricos que visam mitigar os riscos apontados através do método HRN (Hazard Rating Number) que é hoje o mais utilizado para se definir o grau de risco de uma máquina ou equipamento. Os Laudos de Validação ou Conformidade são considerados documentos legais e devem vir acompanhados das respectivas ART's (Anotação de Responsabilidade Técnica) que indicam o responsável técnico pelo serviço ou obra realizada. As ART's devem ser emitidas por Engenheiros ou Arquitetos registrados nos sistemas CONFEA/CREA.

Hazard Rating Number - HRN = (LO x FE x DPH x NP)

*
LO = Probabilidade de Ocorrência
*
FE = Frequência de Exposição ao Risco
*
DPH = Grau de Severidade do Dano
*
NP = Número de Pessoas Expostas ao Risco

Probabilidade e Ocorrência
Frequência de Exposição
Grau do Possível Dano
Número de Pessoas Expostas ao Risco
Níveis de Risco

O Laudo de Validação ou Conformidade demonstrará, máquina por máquina, os valores obtidos na Apreciação de Riscos e os respectivos resultados individuais, depois da execução das adequações definidas nos Projetos Mecânicos e Elétricos. 

Validação da Adequação
Anotação de Responsabilidade Técnica

Exemplo de Laudo de Validação

bottom of page